Caracteres morfoagronômicos de cultivares de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) avaliados no nordeste do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O Brasil é o segundo maior exportador de pimenta-do-reino no mundo, e a produção concentra-se, principalmente, nos estados do Espírito Santo e Pará, com perspectiva de aumento para os próximos anos. A espécie requer tutor para o seu desenvolvimento, e existe a proposta de cultivo usando gliricídia no sistema de produção em substituição ao tutor de madeira, requerendo estudos da performance de cultivares. Nesse sentido, este experimento foi instalado em Castanhal ? PA, usando seis cultivares em tutor morto (estacão) e vivo (gliricídia) para avaliar caracteres morfológicos e de produção desses materiais. Após a ANOVA, seguido de teste de Tukey a 5 % de probabilidade, verificou-se que o comprimento do pecíolo, o peso fresco das folhas e o tamanho da inflorescência das cultivares não foram influenciados pelo tipo de tutor. A cv. Clonada exibiu folhas mais compridas e mais largas em gliricídia, assim como maior peso seco das folhas nessa condição, entretanto, a cv. Guajarina foi a que mostrou folhas mais espessas em tutor vivo. Observa-se que o tutor vivo de gliricídia ofereceu comportamento similar para as cultivares, comparado ao cultivo em estacão, sendo aquela uma tecnologia vantajosa para emprego no campo.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.