Plantas de cobertura em solo arenoso da Bahia: NPK na palhada, potássio no solo e produtividade do algodão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, A. C. de B.; PERINA, F. J.; BOGIANI, J. C.; SOFIATTI, V.; FERREIRA, G. B.; REBEQUI, A. M.

Resumo: O cultivo de PCOB, integradas a esquemas de rotação ou sucessão com as culturas da soja, do milho e do algodão, é uma importante estratégia para possibilitar o aumento na disponibilidade de palhada ao SPD, ao passo que propicia a ciclagem de nutrientes, além do benefício de suas raízes para a melhoria das características físicas e biológicas do solo. Entretanto, os potenciais de produção de MS e de ciclagem de nutrientes variam de acordo com o ambiente, a espécie, a época de semeadu- ra e o tempo de cultivo. Portanto, com o propó- sito de aprimorar o SPD do algodoeiro no Oeste da Bahia, implantaram-se PCOB em segunda safra após a soja e/ou em consórcio com o milho safra, sendo avaliadas a capacidade de produção de MS, os aportes de nitrogênio, fósforo e potássio, bem como os efeitos sobre a fertilidade potássica do solo e a produtividade do algodoeiro em sucessão.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.