Socioeconomic development and controlled deforestation important for the sustainability of the extractive reserve rio Cajari.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, J.; FARIAS FILHO, M. C.; MATHIS, A.; HOMMA, A. K. O.; SANTOS, K. M.

Resumo: Os habitantes da Reserva Extrativista (RESEX) Rio Cajari aguardam investimentos do Estado para fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde, saneamento básico e incentivos as atividades de extrativismo, agricultura e criação de animais. Este estudo avaliou as políticas públicas institucionais, as cond ições de sobrevivência dos habitantes e suas relações com a floresta. Adicionalmente, foram avaliadas variáveis dos grupos ambiental, econômico, social e institucional com 101 entrevistados, em 23 de 31 comunidades da RESEX Rio Cajari. Aqui evidenciamos o equívoco de manter o extrativismo como apanágio, desconhecer as forças do mercado, falta de tecnologia, assistência técnica, melhorar o capital social e, mais importante, maior engajamento dos próprios extrativistas em buscarem soluções ao invés de depende rem do governo. O próprio desmatamento deve fazer parte da política ambiental, sobretudo para o segmento de pequenos produtores.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.