Açaí, mais que um fruto, símbolo da cultura alimentar e bioeconomia da Amazônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUARESMA, A. P.; EULER, A. M. C.

Resumo: Neste artigo, pretendemos apresentar um panorama geral da cadeia de valor do açaí a partir de sua origem. Discutindo sobre os fatores que fazem do açaí o principal produto da sociobioeconomia da Amazônia, com potencial para sustentar os pilares do desenvolvimento sustentável: preservação da floresta, desenvolvimento humano e crescimento econômico. Também orientar os consumidores sobre seu importante papel nesta cadeia, no momento de escolher a origem e as características do produto consumido. Buscamos, assim, responder a algumas perguntas básicas relacionadas a sua origem, atores envolvidos na cadeia produtiva e fatores que podem influenciar a sua valorização ou depreciação. Considerando a sua extensa região de ocorrência e complexidade em termos de atores e ecossistemas, optamos pela espécie açaí de touceira (Euterpe oleracea Mart.) por seu maior volume de produção e o recorte territorial dos estados do Amapá (maior consumidor per capita) e do Pará, responsável por cerca de 90% da produção.

Ano de publicação: 2023

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.