Forest Startup Conecta e o Setor de Plantações Florestais: startups e tecnologias no Prêmio Expoforest.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, E. B. de; MALINOVSKI, J. R.; SARAIVA, C.

Resumo: As plantações florestais são responsáveis por mais de 90% da madeira utilizada com fins industriais no Brasil. O setor responde por cerca de 20% do Produto Interno Bruto da agropecuária brasileira, gerando empregos e renda, além de prestar diversos serviços ambientais, como captura de gases de efeito estufa, proteção de água e solos e conservação da biodiversidade. No âmbito do setor florestal, a Embrapa Florestas, a Malinovski e o Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária criaram a Forest Startup Conecta, uma iniciativa que incorpora o Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais. Nesta Primeira Edição do Prêmio Expoforest de Startups, vinte e sete Tecnologias foram selecionadas como finalistas e avaliadas por um comitê formado por empresas, professores, associações e instituições que atuam no setor de base florestal. A Série Documentos aqui apresentada destaca o elevado nível tecnológico das startups finalistas, configurando uma amostra do potencial de startups brasileiras que buscam espaço e oportunidades possibilitados pelo modelo de negócios das Startups, para o desenvolvimento de tecnologias e processos. O trabalho ora apresentado tem alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), representando o ODS 9 pela a visão no fortalecimento da pesquisa científica e melhoria das capacidades tecnológicas de setores industriais e por contribuir para a operacionalização do Banco de Tecnologias, e o ODS 17 pelo fortalecimento de parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos fortalecimento de parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos. A Embrapa Florestas, a Malinovski e o Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária agradecem, pelo inestimável apoio, às Associações e empresas de base florestal e outros players que contribuíram no processo de avaliação das Tecnologias e contribuem para a alavancagem e viabilização de ciência e tecnologia no País. São elas: Abaf, Abinci, ACR, Ageflor, Amif, Apre, Arefloresta, Cedagro, Cubo Itau, Florestar, Homo Ludens, Radar AGTECH, Rede Mulher Florestal, Reflore, SP Ventures e VBio.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.