O potencial da lignina no contexto brasileiro: um diagnóstico de especialistas brasileiros sobre tecnologias e tendências para 2030.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A lignina é um componente macromolecular da biomassa lignocelulósica de grande potencial como precursor de vários produtos de interesse econômico. Com o intuito de indicar as perspectivas tecnológicas acerca da agregação de valor a esse componente e seus derivados no Brasil, uma pesquisa de opinião foi aplicada abordando os seguintes itens: i) fontes vegetais e processos de extração de lignina; ii) produtos e respectivos processos, e ili) desafios e oportunidades para o horizonte de 2030. De acordo com os especialistas consultados, a matéria-prima, fonte de lignina mais importante no Brasil, são as folhosas (ex.: eucalipto), em decorrência da associação da lignina ao processo Kraft das indústrias de celulose; e o bagaço de cana-de-açúcar, coproduto gerado nas usinas produtoras de etanol de segunda geração. Os processos de modificação estrutural da lignina, para atribuição de novas funcionalidades, foram considerados de maior importância para transformação da lignina, seguidos de hidrogenólise, pirólise e conversão oxidativa. Dentre os produtos derivados de lignina de maior interesse estão polímeros, fibras de carbono e nanopartículas. A pesquisa indicou que a oportunidade mais pronunciada de valorização da lignina é o aproveitamento de resíduos e coprodutos da agroindústria, enquanto as principais barreiras a serem transpostas para seu uso mais efetivo são: o aumento da seletividade nos processos de conversão, devido à variabilidade na composição química da lignina, e a viabilidade da produção industrial obedecendo especificações técnicas pré-definidas. Por ser fonte de demandas, percepções e expectativas de especialistas no assunto, este trabalho pode ser usado para identificar gargalos e oportunidades acerca da pesquisa em lignina, no contexto brasileiro.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.