Distribuição e abundância relativa do tubarão-azul, Prionace glauca, no sul do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEGAT, J. F. A.; VOOREN, C. M.

Resumo: Um total de 233 exemplares de Prionace glauca (Linnaeus, 1758) capturados durante cruzeiro de pesquisa foi submetido a análises biométricas. A captura ocorreu mediante o uso de espinhel pelágico, nos anos de 1996 a 1999, em diferentes estações do ano. A área em estudo foi o talude continental do Rio Grande do Sul e as águas oceânicas adjacentes, entre as latitudes 27º e 35º, na profundidade de pesca de 25 a 200 m. Segundo a Captura por Unidade de Esforço (CPUE) em número de indivíduos por 1.000 anzóis, P. glauca foi abundante em novembro (24,0) e julho (37,5); teve baixa abundância em março/abril (9,2) e foi escasso em agosto (2,2) e dezembro (1,38). As diferenças entre a concentração dos indivíduos foram atribuídas, principalmente, as massa de água presentes no local de lançamento do espinhel. As maiores concentrações foram observadas em Água Central do Atlântico Sul (ACAS). A espécie foi escassa em Água Subantártica (ASA) e em pontos com inversão térmica entre a superfície e 100 m de profundidade, aproximadamente.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.