Taxas de semeadura e métodos de plantio da "BRS Integra" (Urochloa ruziziensis) no consórcio com milho em cultivo de segunda safra.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRIGHENTI, A. M.; PACIULLO, D. S. C.; GOMIDE, C. A. de M.; CASTRO, C. R. T. de; SOUZA, E. M. B. de; SILVA, R. B. da; SOUZA SOBRINHO, F. de

Resumo: Objetivou-se avaliar os efeitos de dois métodos de plantio da Urochloa ruziziensis "BRS Integra" (semeadura manual a lanço ou semeadura mecânica na linha de plantio do milho) e quatro taxas de semeadura [2 kg/ha, 4 kg/ha, 6 kg/ha e 8 kg/ha de sementes puras viáveis (SPV)] sobre os componentes de rendimento e a produtividade do milho e o estabelecimento da "BRS Integra". Foi usado o delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas, foram alocados os métodos de plantio e, nas subparcelas, as taxas de semeadura. O plantio foi realizado em março/2022 (segunda safra do milho). As alturas de plantas e espigas, o estande e a massa de matéria seca de forragem de milho não variaram com os fatores estudados, sendo as médias de 2,96 m, 1,72 m, 67.166 plantas por hectare e 16.471 kg/ha, respectivamente. A produtividade de grãos variou com a taxa de semeadura da "BRS Integra", conforme regressão quadrática, alcançando valor máximo de 10.986 kg/ha, com 4,4 kg/ha de sementes. A densidade de perfilhos e a massa de forragem de "BRS Integra" foram maiores na semeadura a lanço do que na semeadura mecânica realizada na linha de plantio do milho. A massa de forragem de "BRS Integra" variou conforme equações linear e quadrática, aos 60 dias e 90 dias após a colheita do milho, respectivamente. Conclui-se que o plantio a lanço da "BRS Integra" foi mais efetivo para o seu estabelecimento e que taxas de semeadura da ordem de 4,0 kg/ha de SPV são indicadas quando a prioridade é a produção de grãos. Taxas da ordem de 7,0 kg/ha de SPV são indicadas quando o objetivo é o mais rápido estabelecimento da "BRS Integra". Os resultados alcançados a partir desses esforços e que serão apresentados a seguir vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, nos seguintes objetivos específicos: ODS 2 ? Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 12 ? Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis?; ODS 15 ? Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.