Antibiosis of strawberry genotypes to the spotted spider mite.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FAGUNDES, J. P. R.; GOBBI, P. C.; DUARTE, A. da F.; BONOW, S.; CUNHA, U. S. da

Resumo: O ácaro-rajado, Tetranychus urticae (KOCH, 1836), é uma das pragas mais importantes dos sistemas de produção de morangos em todo o mundo. Considerando a resistência de plantas como importante estratégia de manejo integrado, o presente estudo investigou os efeitos de 12 genótipos nas características biológicas desta praga, em condições de laboratório (25 ± 2 °C e UR 60 ± 10%; fotofase de 12 horas). O experimento foi realizado em condições de Laboratório sendo utilizado 12 tratamentos (genótipos), divididos em 20 repetições cada, num delineamento inteiramente casualizado. As variáveis resposta foram os parâmetros biológicos do ácaro-rajado e taxa de sobrevivência. O desenvolvimento e a sobrevivência de T. urticae foram influenciados pelos diferentes genótipos de morangueiro. A cultivar Camarosa junto ao genótipo Seleção 05 e 2017-04-03 afetaram negativamente o desenvolvimento e a sobrevivência de T. urticae. O genótipo Seleção 02 demonstrou maior suscetibilidade ao ácaro-rajado, o qual apresentou rápido desenvolvimento e elevada taxa de sobrevivência. Conclui-se que os parâmetros reprodutivos de T. urticae são afetados em função do genótipo de morangueiro, sendo ?Camarosa? e os genótipos Seleção 05 e 2017-04-03 desfavoráveis ao desenvolvimento, sugerindo uma possível resistência do tipo antibiose.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.