Feijão-Caupi na Embrapa Meio-Norte: melhoramento, cultivares lançadas, genealogias e base genética.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREIRE FILHO, F. R.; RIBEIRO, V. Q.

Resumo: O conteúdo deste livro contribui para o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento. Sustentável (ODS), especificamente para os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), garantindo sistemas sustentáveis de produção de alimentos e melhoria da nutrição humana, mantendo a diversidade genética por meio de bancos de sementes; e ODS 15 (Vida terrestre21), contribuindo para redução da perda da biodiversidade por meio de conservação, de intercambio dos recursos genéticos e da inserção das cultivares lançadas nos mercados nacional e internacional.Este trabalho reúne em uma só publicação informações sobre as pesquisas com feijão-caupi realizadas na Embrapa Meio-Norte, no período de 1975 a 2013. Contém informações apresentadas em outras publicações, complementadas e atualizadas e informações inéditas obtidas de novos estudos. São apresentados os resultados das pesquisas com melhoramento genético de feijão-caupi, envolvendo a organização de uma coleção de cultivares, a caracterização de germoplasma, a relação de cruzamentos, os métodos de melhoramento utilizados, os resultados de ensaios, o avanço genético e as cultivares lançadas. É apresentada também a relação pormenorizada de todas as cultivares brasileiras de feijão-caupi lançadas/registradas no período de 1968 a 2020. Portanto a obra registra parte do Programa de Melhoramento Genético da Embrapa Meio-Norte que tanto contribuiu para o desenvolvimento da agricultura brasileira e para o fortalecimento da segurança alimentar.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.