Percepção do impacto da pandemia de covid-19 pelos pescadores artesanais no Tocantins e Pará, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PRYSTHON, A.; DIAS, C. R. G.; CUNHA, C. V. da; MENDES FILHO, O. da R.; LIMA-GREEN, A. P.

Resumo: As comunidades pesqueiras artesanais são grupos sociais em situação de extrema vulnerabilidade, principalmente em países em desenvolvimento. Com a crise gerada pela pandemia de COVID-19 em 2020, os efeitos sociais e econômicos foram significativamente danosos a esse público. Este estudo analisou a percepção de pescadores da bacia Tocantins-Araguaia sobre a quarentena e o isolamento sanitário em 2020. Mais da metade dos 98 entrevistados relatou que a pandemia afetou negativamente a pesca. Por outro lado, a maioria dos pescadores percebeu que não houve diminuição na quantidade de peixes no rio. A principal dificuldade foi a comercialização do peixe fora dos municípios devido ao isolamento sanitário. No entanto, o aumento do consumo por subsistência durante a pandemia favoreceu a segurança alimentar e a venda direta na comunidade. Um olha crítico deve ser dado às comunidades pesqueiras continentais, principalmente nas políticas públicas de saúde e segurança alimentar no suporte às frágeis condições de infraestrutura que o setor apresenta na região e no Brasil.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.