Avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos da tecnologia da informação e comunicação na cadeia produtiva da Canola: o caso do aplicativo "Mais Canola".

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, R. S.; MARINI, J. A.; SANTOS, W. R. dos; GUIDUCCI, R. do C. N.

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto ambiental e socioeconômico da adoção do aplicativo ?Mais Canola? na cadeia produtiva da Canola. Para avaliação de impacto utilizou-se o método Ambitec-TIC aplicado por meio de entrevistas junto a equipe de pesquisa da Embrapa e usuários do aplicativo. Os resultados mostram um índice geral de impacto do aplicativo na ordem de 7,94, sendo que na dimensão ambiental destacam-se os critérios de alinhamento aos ODS e práticas e políticas de base para sustentabilidade; na dimensão econômica, os critérios produtividade/rentabilidade e eficiência da aquisição de dados/informações foram os destaques; e na dimensão social os critérios com melhor desempenho foram qualidade do recurso da informação e efetividade/aplicabilidade para programas, ações ou políticas públicas. A avaliação de impacto (Ambitec-TIC) reforça o impacto positivo na adoção do aplicativo ?Mais Canola? como tecnologia de informação e comunicação para auxílio à cultura da Canola, com impactos positivos na grande maioria dos critérios ambientais, econômicos e sociais avaliados.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.