Variabilidade e correlação nos teores de ácidos fenólicos e de fumonisinas em grãos de milho.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUEIROZ, V. A. V.; TRINDADE, R. dos S.; TELES, A. G.; TARDIN, F. D.

Resumo: As fumonisinas são as micotoxinas mais relevantes em milho cultivado no Brasil, por causa da alta prevalência e da elevada toxidez delas para animais e humanos. São sintetizadas por fungos do gênero Fusarium, predominantemente de campo, por isso, a melhor maneira de reduzir acúmulo delas nos grãos é prevenir a contaminação da cultura. Compostos naturais produzidos por plantas, como os fenólicos, têm sido relatados na literatura como sendo potenciais agentes fungitóxicos, antibacterianos e antiviróticos. Portanto, especula-se que genótipos com maior teor desses compostos possam apresentar menor contaminação por micotoxinas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar, em um painel contendo 25 híbridos de milho, o grau de contaminação com fumonisinas, o teor de ácidos fenólicos livres e ligados e verificar se há correlação entre essas duas variáveis. Observouse que 100% das amostras estavam contaminadas com fumonisinas, variando entre 64,5 µg/kg e 6.528 µg/kg de amostra, sendo que três estavam acima do limite estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (5.000 µg/kg). Houve variabilidade nos teores de ácidos fenólicos entre os híbridos avaliados, com maior concentração nas frações ligadas. O ácido ferúlico foi o de maior prevalência, tanto nas frações livres quanto ligadas. Não foi verificada correlação entre os ácidos fenólicos analisados e os teores de fumonisinas B1 (FB1), fumonisinas B2 (FB2) e fumonisinas totais. No entanto, os híbridos 1Q2461 e 1R2631 se destacaram com baixos níveis de contaminação com fumonisinas e com teores de ácidos fenólicos consideráveis, revelando potencial para uso em programas de melhoramento de milho visando à resistência à presença de Fusarium e, consequentemente, à produção dessa micotoxina. Este trabalho atende à meta 12.4 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente”, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.