Característica fenológica de cultivares de nogueira pecã no Uruguai e no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARCO, R. de; CROSA, C. F. R.; MARTINS, C. R.; SOUZA, R. S. de; HERTER, F. G.

Resumo: A fenologia nos permite identificar as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento da planta, que uma vez compreendida, pode-se associar as necessidades da planta, bem como auxiliam na escolha de cultivares polinizadoras para a implantação de um pomar. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o ciclo fenológico anual da nogueira-pecã e verificar o período de liberação do pólen e a receptividade do estigma de diferentes cultivares. Para tanto, foram estudados nove cultivares (Cape Fear, Pawnee, Desirable, Oconee, Kiowa, Success, Shoshoni, Gloria Grande e Stuart) no ciclo 2017/2018 em Las Brujas/UY e quatro cultivares (Barton, Melhorada, Jackson e Success) em Canguçu/BR no ciclo 2018/2019. Todas as cultivares de nogueira-pecã estudadas apresentaram dicogamia incompleta, mas com períodos de sincronização distintos. O ciclo anual do desenvolvimento vegetativo da nogueira-pecã é de aproximadamente nove meses. Os períodos de liberação do pólen e receptividade do estigma variam entre as cultivares.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Palavras-chave: Fenologia, Noz, Noz Peca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.