Criação, conservação e multiplicação de galinhas de capoeira em redes de agroecologia no nordeste do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SA, C. O. de; SA, J. L. de; SANTOS, A. da S. dos; CURADO, F. F.; SOUZA, F. A.; OLIVEIRA, T. C. de; SÁ, L. O. DE; ALMEIDA, J. P. A.

Resumo: Esse trabalho apresenta resultados de projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com duas Redes de Agroecologia: 'Plantar para a Vida', no estado de Sergipe e, 'Viver Bem', em Alagoas, região Nordeste do Brasil. A Embrapa, em conjunto com as Redes, atua com as famílias no planejamento participativo a partir da realidade local no redesenho de agroecossistemas para a transição agroecológica, em cenário de pós-pandemia da Covid-19. Aqui será relatada a experiência do grupo 'Manancial', integrante da Rede Plantar para a Vida, no qual a produção vegetal das famílias é certificada como orgânica por meio de Sistema Participativo de Garantia, mas se faz necessário avançar na escala de transição para alcançar a certificação dos produtos de origem animal. O sistema de produção de galinha de capoeira está atrelado à dimensão sociocultural de produtos agroalimentares tradicionais da região, como os ovos de galinha de capoeira e o pirão de capão (frango castrado). Apesar da sua importância, a galinha de capoeira está em risco de extinção. Como as atividades de pesquisa se iniciaram na Pandemia Covid-19, o primeiro passo foi estabelecer uma rede de comunicação móvel para promover o diálogo de saberes para a construção das cinco etapas do programa: 1. Mapeamento dos guardiões e guardiãs das galinhas de capoeira que recebem orientações sobre o manejo reprodutivo e coleta de ovos embrionados para a incubação; 2. Implantação de um centro de incubação artificial e criação de pintinhos até a oitava semana de vida, quando os machos são castrados; 3. Distribuição dos capões e fêmeas na comunidade; 4. Diversificação dos agroecossistemas para alimentação das aves com dependência mínima de ração externa; 5. Implantação de centro comunitário de incubação artificial, com machos e fêmeas para produção de pintinhos. Pretende-se promover a autonomia das famílias na criação, conservação e multiplicação da galinha de capoeira e contribuir para a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.