Quantificação e caracterização de óleos de canola, carinata e crambe produzidos no Centro-Oeste brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CICILIANO, L. G.; SANTOS, L. K. dos; LAVIOLA, B. G.; FAVARO, S. P.

Resumo: As oleaginosas da família Brassicaceae, como canola (Brassica napus), carinata (Brassica carinata) e crambe (Crambe abyssinica), apresentam alto teor de óleo e composições de ácidos graxos que têm atraído o interesse de diferentes segmentos industriais. O cultivo dessas espécies no Cerrado, em safrinha, é uma alternativa para a rotação de culturas e diversificação da matriz produtiva do Brasil na oferta de óleos vegetais. Este trabalho teve como objetivo quantificar e caracterizar os óleos dessas três espécies a partir de grãos produzidos na região de Cerrado, em safrinha. Os materiais de canola Nuola 300, de carinata e de crambe variedade FMS 1 Brilhante foram produzidos em Planaltina, DF, de março a junho, na safra de 2022, e seus teores de óleo foram determinados pelo método de Ankom. Os óleos foram caracterizados quanto ao perfil de ácidos graxos, acidez e estabilidade oxidativa. A canola apresentou 37,4% de óleo, sendo composto majoritariamente de ácido oleico (62,1%); a carinata teve 35,4% de óleo e 42,1% de ácido erúcico; e o crambe apresentou 35,13% de óleo e 56,3% de ácido erúcico. A maior estabilidade oxidativa foi observada no óleo de crambe, que teve 25,5 horas, seguido da carinata, 9,6 horas, e da canola, 8,7 horas. Todos os óleos apresentaram baixa acidez: óleo de canola, 0,6%; óleo de crambe, 0,42%; óleo de carinata, 0,21%.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.