Manutenção da coleção de macrofungos e triagem de potenciais produtores de biopigmentos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, K. M.; MENDES, T. D.; SILVA, G. C. da; FAVARO, L. C. de L.; SIQUEIRA, F. G. de

Resumo: Algumas espécies de macrofungos são amplamente exploradas como alimentos, em razão, além de seu sabor, das suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Nos últimos anos, o interesse tem se voltado para a aplicação biotecnológica das propriedades desse grupo de fungos, como a produção de enzimas lignocelulósicas, de pigmentos e de compostos bioativos. A preservação desses microrganismos em coleções de cultura garante a conservação do germoplasma para investigações e aplicações futuras. A preservação de macrofungos por longos períodos ainda é um desafio, fazendo‑se necessária a aplicação de diferentes métodos, como criopreservação, Castellani e repique contínuo. Este estudo apresenta resultados de ações vinculadas ao projeto Regen, que incluem a reativação, a purificação e a preservação de 140 cepas de macrofungos da Coleção de Microrganismos e Microalgas Aplicados a Agroenergia e Biorrefinarias (CMMAABio). Além disso, para contribuir com o objetivo de agregar informações sobre potenciais aplicações biotecnológicas dos microrganismos, foi feita uma triagem, por análise visual, de cepas com potencial para produção de pigmentos. Foram selecionadas 23 cepas que apresentaram coloração nos tons de amarelo, laranja, rosa, vermelho e roxo, seja no micélio ou secretada no meio ao redor das colônias. Adicionalmente à preservação dos microrganismos, foram também prospectadas características que demonstram o potencial biotecnológico do acervo da CMMAABio.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.