A 'erosão do solo' descrita em uma notícia: análise discursiva sobre a produção de sentidos envolvendo o ambiente rural.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAIO, A. M. D. de; SILVA, M. P. DA

Resumo: A Análise de Discurso (AD) de linha francesa e a Análise Crítica de Discurso (ACD) fundamentam este estudo, que examina um enunciado jornalístico sobre os efeitos da erosão do solo na produção agrícola. A intenção é investigar como uma notícia sobre um problema típico do universo rural e/ou ambiental produz sentidos para interlocutores sem vínculos com o agronegócio. O enunciado apresenta sinais de polifonia, silenciamento e didaticidade que demarcam as condições de produção do texto, identificam endo/exogrupos, além de determinar uma linha de leitura, entre outras possíveis. A análise conclui que esse discurso não conecta o problema da degradação do solo ao consumidor final. O sentido é interrompido no elo da produção rural, como se os efeitos da degradação do solo sofressem uma descontinuidade, sem afetar itens que são consumidos por habitantes urbanos.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.