Produção de biogás a partir de bagaço de cana-de-açúcar e frações pré-tratadas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARQUES, R. M.; WOJCIECKOWSKI, F. O.; VIGNA, G. de S.; RODRIGUES, D. de S.; BASTOS, J.; GAMBETTA, R.

Resumo: O ensaio de Potencial Bioquímico de Metano (PBM), ou Biochemical Methane Potential (BMP), é um método usado para avaliar a quantidade de metano que pode ser produzido a partir da decomposição anaeróbica de diferentes matérias orgânicas. A finalidade do estudo foi analisar o potencial de geração de biogás e biometano a partir do bagaço de cana‑de‑açúcar e de produtos provenientes da auto‑hidrólise, sendo eles o sólido pré‑tratado, o hidrolisado e a combinação dos dois. Além disso, houve o objetivo de observar se existe algum tipo de inibição, por meio da relação inóculo e substrato (RIS). A auto‑hidrólise foi realizada a uma temperatura de 180 °C, durante 40 minutos e com uma proporção de 10 gramas de água para cada grama de bagaço de cana seco. Os quatros substratos foram capazes de gerar biogás. No entanto, na RIS 1:1, tanto o hidrolisado quanto o sólido pré‑tratado mais o hidrolisado não apresentaram geração de gás metano.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.