Mulheres na cadeia produtiva da macaúba.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FAVARO, S. P.; GUIDUCCI, R. do C. N.

Resumo: As atividades realizadas por mulheres na cadeia produtiva da macaúba (Acrocomia ssp.) remontam há muitas décadas no Brasil. Seu uso, que já foi mais amplamente disseminado, aplicava-se na produção de medicamentos, como o xarope da polpa conhecido por ?lambedor? na região do Cariri, no Ceará, e até de óleo para iluminação pública em Minas Gerais e São Paulo. Com a migração da população rural para o meio urbano, boa parte desse conhecimento e uso tradicional foram se perdendo. No entanto, a macaúba ganhou novo e sólido fôlego com o advento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, que passou a demandar óleo vegetal como matéria-prima em volumes extremamente expressivos. O presente trabalho aborda em seus capítulos: Conhecendo a macaúba; retrato atual da exploração econômica a macaúba no Brasil e regiões; Acesso de produtores e extrativistas a políticas públicas; Avanços e oportunidades.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.