Densidade populacional de Pratylenchus brachyurus em genótipos de feijão-mungo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Resumo: O cultivo de feijão-mungo (Vigna radiata (L.) R. Wilczek) tem aumentado no Brasil para atender ao crescente mercado de exportação de pulses e informações de pesquisas nematológicas são escassas para esta cultura. Assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a densidade populacional de nematoides em 11 genótipos de feijão-mungo semeados em área naturalmente infestada. O experimento foi instalado dia 10 de março de 2023 na estação experimental do IFMT, em Sorriso, MT. Foi utilizado o delineamento de blocos casualizados (DBC) com três repetições e parcelas de três linhas de dois metros. Antes da semeadura foram coletadas amostras de solo para avaliação prévia da infestação. A densidade populacional de nematoides foi avaliada na linha central da parcela, aos 54 dias após a semeadura (dados transformados para: raiz de x mais 0,5) e a produtividade de grãos foi avaliada nas linhas laterais. A massa de 100 grãos foi obtida pela amostragem de 100 grãos em cada parcela. Observou-se presença uniforme de Pratylenchus brachyurus na área experimental. Para produtividade de grãos, detectou-se diferença significativa (p?0,01) entre os genótipos e a formação de dois grupos distintos. As linhagens BRA-08654-1 (1280 kg ha-1) e BRA-084654-2 (1118 kg ha-1) apresentaram as maiores médias. Para a massa de 100 grãos foram formados quatro grupos distintos e a linhagem BG-3 apresentou a maior média (6,49g). Não foi observada diferença significativa entre os genótipos para densidade populacional de P. brachyurus. As médias de densidade populacional variaram de 27.90 a 51,68, indicando que todos os genótipos apresentam reação semelhante.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.