Produção e mortalidade em um teste de espaçamentos de tachi-branco no norte do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NUNES, A. C. de F. C.; RAMOS, L. de O.; PROTÁSIO, T. de P.; GONÇALVES, D. de A.; MIRANDA, R. O. V. de; SOARES, A. A. V.

Resumo: O tachi-branco é uma espécie altamente promissora na silvicultura brasileira. Nativa do território nacional, apresenta rápido crescimento e elevado potencial para ser utilizada tanto para fins comerciais, em especial para energia da biomassa, quanto para recuperação de áreas degradadas. No entanto, os estudos sobre sua silvicultura e manejo estão em desenvolvimento inicial em comparação a outras espécies de maior representatividade na silvicultura nacional, como os Eucalyptus e Pinus. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a produção de madeira do tronco e a taxa de mortalidade em um teste de espaçamentos de tachi-branco com nove anos de idade, no norte do Pará. Foram testados os seguintes espaçamentos: 3,0 m × 1,5 m; 3,0 m × 2,0 m; 3,0 m × 2,5 m; 3,0 m × 3,0 m; 3,0 m × 3,5 m; e 3,0 m × 4,0 m. Não foi encontrada diferença significativa na produção de madeira do tronco, a qual variou de 174,3 m³ ha-1 a 214,7 m³ ha 1. Houve diferença significativa na mortalidade das árvores, que foi maior quanto menor o espaçamento de plantio.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.