Farinha integral de pinhão [Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze.]: um alimento funcional rico em fibras e compostos antioxidantes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HELM, C. V.; MARQUES, G. S.; ARANTES, M. S. T.; CASTRILLON, R. G.

Resumo: Diante das evidências dos benefícios nutricionais da amêndoa e da casca do pinhão, este trabalho objetivou a elaboração de uma farinha, a partir de pinhões inteiros, com alto valor nutritivo, funcional e que atenda às necessidades de consumidores que buscam alimentos mais saudáveis ou que possuem restrições alimentares. Conclui-se que a farinha obtida a partir do processamento do pinhão inteiro, contendo amêndoa e casca, demonstrou elevada qualidade nutritiva e funcional, sendo fonte de carboidratos e fibras alimentares. Também apresentou compostos bioativos naturais que são relacionados aos efeitos benéficos sobre doenças, o que pode atrair consumidores que buscam alimentos diferenciados e mais saudáveis. Por não conter glúten, ela se torna uma boa alternativa aos consumidores celíacos. Sendo assim, a farinha integral de pinhão tem grande potencial como alimento funcional, contribuindo para o enriquecimento nutricional dos produtos, por meio da incorporação de uma fibras e antioxidantes. Além disso, a presença da casca na produção de farinha estimula o uso integral e sustentável da semente, diminui a quantidade de resíduos gerados, valoriza o pinhão e, consequentemente, promove a preservação da espécie. Este trabalho apresenta alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), especialmente Dos objetivos 2, 12 e 15. A farinha integral de pinhão atende à demanda da sociedade por alimentos nutritivos e saudáveis que promovam qualidade de vida à população e contribui para a gestão sustentável das florestas e o uso eficiente dos recursos naturais

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.