The unsustainability of Extractive Reserves in the Amazon: socioeconomic demands versus environmental conservation.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, J. S.; FARIAS FILHO, M. C.; HOMMA, A. K. O.; MATHIS, A.

Resumo: As Reservas Extrativistas (RESEXs) perderam temporariamente a identidade de Unidades de Conservação de uso sustentável, pois os resultados são insustentáveis. Poucos trabalhos anteriores avaliaram por que isso ocorre, e os estudos existentes falham em avaliar o desenvolvimento sustentável com base nas inter-relações entre o estado, os sistemas de produção e os impactos ambientais. Este estudo tenta preencher essa lacuna avaliando as políticas estaduais, os sistemas de produção e os impactos ambientais que impedem a conservação e o desenvolvimento sustentáveis. Conduzimos nossa pesquisa através do estudo da associação com interferência, onde algumas variáveis dependem de outras. Além disso, realizamos entrevistas semiabertas e gratuitas. Concluímos que as RESEX são insustentáveis porque essas áreas foram criadas para a conservação do ecossistema, não para a melhoria de milhares de famílias. Esse desenvolvimento insustentável ocorre em detrimento do abandono, repressão e exclusão do Estado.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.