Contribuição de uma floresta urbana na atenuação da temperatura do ar para o enfrentamento da mudança do clima: caso do Bosque Reinhard Maack.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RACHWAL, M. F. G.; ZANATTA, J. A.; MALAGE, L.; ROSA, S. L. K.

Resumo: O presente trabalho fornece a magnitude da contribuição da floresta urbana Bosque Reinhard Maack no microclima local, por meio do monitoramento da temperatura do ar em seu interior, comparativamente com áreas próximas. O Bosque Reinhard Maack demonstrou potencial para atuar na atenuação da temperatura, especialmente nos verões, com diferenças de até 5,18 °C a menos no interior da mata em relação à área externa. Além disso, atuou de forma similar com efeito termorregulador, suprimindo temperaturas extremas e auxiliando no equilíbrio térmico. Desta forma, observa-se que remanescentes florestais urbanos também se agregam à frente da mitigação e adaptação à mudança climática em nível local, contribuindo com maior conforto térmico à comunidade local. Os bosques urbanos são importantes aliados no enfrentamento à mudança climática, proporcionando maior resiliência à cidade. Investir na conservação e ampliação de áreas verdes, como os remanescentes florestais é uma estratégia eficaz para promover a sustentabilidade urbana, melhorar a qualidade de vida dos moradores locais e contribuir para o enfrentamento da mudança climática. A publicação visa conscientizar a população sobre a urbanização sustentável e a qualidade do ar com contribuição para mitigação e adaptação à mudança do clima, por meio de gestão sustentável de florestas, fortalecendo as políticas para o desenvolvimento sustentável em áreas urbanas. Esses resultados apresentam forte alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) (ODS 11, 12, 13, 15 e 17).

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.