Sensores de diedro para a medida do potencial matricial da água no solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VAZ, C. M. P.; PAZATTO, P. F. F.; SIQUEIRA, D. B. de; RABELLO, L. M.; TORRE NETO, A.; FERRAZINI JUNIOR, J.; PORTO, L. F.

Resumo: Resumo - Neste trabalho são apresentados os princípios gerais de funcionamento do sensor de diedro para a medida do potencial matricial da água no solo (?). O sensor é composto por 2 placas de vidro planas hidrofílicas retangulares ou uma placa de vidro com uma placa plana porosa fina, fixadas em ângulo, definindo o ângulo diédrico. A distância do vértice ao menisco de água (L) formado após o equilíbrio é proporcional a . Usando diferentes espessuras de espaçador entre as duas placas planas permite a construção de sensores para diferentes faixas de ? e aplicações. Foram produzidos sensores com diferentes configurações e materiais (vidro-vidro e vidro-gesso), cobrindo faixas de medidas entre 0 e 55 kPa, em função do diâmetro do espaçador. O trabalho apresenta recomendações para a montagem e teste dos sensores, bem como um protótipo de um sensor de diedro automático, utilizando um sensor de capacitância elétrica, e vidro de espelho como eletrodos. Os testes realizados mostraram uma boa correlação das medidas do sensor de diedro com o tensiômetro de cápsula porosa, com precisões de medida que variaram de 1 a 4 kPa, dependendo dos materiais e geometrias utilizadas. O sensor de diedro automático apresentou resposta não linear do tipo função de potência, similar à observada na relação de L com ?, com potencial de desenvolvimento de um produto para uso no controle da irrigação e outras aplicações na área agrícola e ambiental.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.