Amontoa como técnica de multiplicação clonal de plantas selecionadas de pupunheira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VARGAS, J. W. B.; KALIL FILHO, A. N.; ZUFFELLATO-RIBAS, K. C.; QUISEN, R. C.

Resumo: Este comunicado foi elaborado com a finalidade de apresentar a amontoa, prática utilizada na propagação vegetativa mediante mergulhia, como uma opção viável para a clonagem de plantas de pupunheira. São descritas as características da técnica, etapas e critérios utilizados para a adaptação da amontoa para a propagação vegetativa da pupunheira. A adoção de tecnologias simples e de custo baixo, como a amontoa, ao favorecer o estabelecimento e produtividade de uma palmeira nativa cultivada por produtores rurais familiares em diferentes regiões do País, como a pupunheira, apresenta aderência às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Esta aderência pode ser exemplificada em especial nos ODS 2, 12 e 15, por promover a silvicultura sustentável de uma espécie florestal da região Amazônica, em condição de plantio, pela produção de mudas clonais a partir de plantas selecionadas pelo próprio produtor.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.