Avaliação do impacto do curso de cromatografia: a experiência de adaptação e aplicação de um instrumento em profundidade e em largura para as capacitações on-line da Embrapa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, A. B.; SOUZA, M. de L. M. de; JESUS, M. S. C. de; STEPHAN C. P.

Resumo: Este artigo apresenta a experiência da Embrapa com a adaptação e aplicação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade e em largura das capacitações on-line ofertadas ao seu público externo, detalhando os resultados obtidos para o curso de Cromatografia. Na revisão da literatura destaca-se o modelo ADDIE e a importância da avaliação de impacto para o processo. Na sequência é apresentado como foi a construção e aplicação do instrumento, seguidos da análise dos resultados e considerações finais. A pesquisa permitiu verificar que a oferta do curso de Cromatografia no formato on-line autoinstrucional e assíncrono, além de promover a democratização do acesso ao conhecimento, também obteve ótimos níveis de impacto em situações reais de trabalho. Os resultados reforçam a importância da aplicação de instrumentos de avaliação de impacto como uma ação contínua e sistemática de qualquer programa de capacitação e também evidenciam a necessidade de se aprimorar a qualidade das etapas precedentes, especialmente do desenho instrucional da capacitação. Abstract. This article presents 's experience with the adaptation and application of an instrument to evaluate in depth and breadth the impact of the online training offered to its external public, detailing the results obtained for the Chromatography course. The literature review highlights the ADDIE model adopted by , 's online training showcase, and the importance of impact assessment for the process. In the sequence, it is presented how the construction and application of the instrument was, followed by the analysis of the results and final considerations. The research made it possible to verify that the offer of the Chromatography course in the self-instructional and asynchronous online format, in addition to promoting the democratization of access to knowledge, also achieved excellent levels of impact in real work situations. The results reinforce the importance of applying impact assessment instruments as a continuous and systematic action of any training program and also highlight the need to improve the quality of the preceding stages, especially the instructional design of the training.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.