Uso de imagens CBERS-4A no mapeamento de áreas prioritárias à arborização urbana: contribuições do sensoriamento remoto à Agenda 2030.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUERRERO, J. V.; NUNES, F. G.; VICENTE, L. E.; CAICHE, D.; MATAVELI, G.; CHAVES, M. E. D.; ESCOBAR-SILVA, E. V.; CAMPOS, C.

Resumo: Resumo: Para contribuir com o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11) da Agenda 2030 o objetivo deste trabalho foi demonstrar um procedimento técnico-metodológico para mapear áreas de vegetação arbórea em zonas urbanas e diagnosticar áreas prioritárias à implementação de projetos de arborização a partir do processamento de imagens CBERS 4A de 2021. Para isso, o método proposto realiza o mapeamento da arborização urbana e de espaços verdes a partir do NDVI e dos critérios “30, 300” para o mapeamento de áreas prioritárias. O procedimento foi aplicado no município de São Carlos - SP. Os resultados demonstram uma baixa cobertura vegetal total de 11%, além de identificar espacialmente as áreas que necessitam de maior atenção por não estarem, atualmente, promovendo serviços ecossistêmicos. Estes, devem ser prestados pelas árvores em ambiente urbano que contribuem para o alcance das metas do ODS 11.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.