Diagnóstico ambiental para fundamentar o processo de restauração ecológica na Bacia do Alto Rio Descoberto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, W. B.; SOUSA, S. R.; PACHÊCO, B. S.; AQUINO, F. de G.

Resumo: RESUMO: O objetivo deste estudo foi aplicar o protocolo de monitoramento da recomposição da vegetação nativa em 15 ha na bacia do Alto Rio Descoberto-DF, para auxiliar na recomendação das melhores estratégias de restauração ecológica. Para isso, foram selecionadas áreas degradadas em seis propriedades rurais, onde foram alocadas 42 parcelas de 25 m × 4 m (100 m²). Em cada parcela foram avaliados os parâmetros de cobertura e regenerantes. De maneira geral, as áreas avaliadas apresentaram ocorrência de gramíneas exóticas. Na área da propriedade P2, onde houve 62,22% de cobertura de espécies nativas, havia alta incidência de bambu no interior da mata. Todas as áreas apresentaram poucos indivíduos regenerantes/m2 , variando de 0,02 a 0,67. A riqueza de regenerantes amostrados variou de 11 a 28 espécies. Os resultados encontrados apontaram para um panorama de baixa capacidade de regeneração natural das áreas avaliadas, o que indica a necessidade de intervenções ativas de restauração ecológica

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.