Potencial de extração de antocianinas em diferentes genótipos de capim-elefante.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: As antocianinas são compostos fenólicos derivados do metabolismo secundário de plantas, conferindo-lhes uma pigmentação que varia do vermelho ao azul, dependendo do pH da planta. Esses fitocompostos apresentam grande potencial como base para o desenvolvimento de novos corantes, fármacos e produtos relacionados à química verde, devido à sua ampla aplicabilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial extrativo de antocianinas em genótipos de capimelefante, utilizando a metodologia do pH Único. Foram detectadas diferenças significativas para todas as características qualitativas avaliadas. Considerando o potencial de produção de biomassa total e de folhas, infere-se que a extração de antocianinas a partir das folhas do capim-elefante roxo (genótipo T_44.1) é o mais recomendado para a produção de novos compostos bioativos, devido a sua alta produção de biomassa e de antocianinas.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.