Variedades elite de capim-elefante com alto rendimento de biomassa no semiárido de Alagoas, Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARAFON, A. C.; MACHADO, J. C.; CAMARA, T. M. M.; SILVA, S. R. da; ADANIYA, R. K.

Resumo: O capim-elefante apresenta um dos maiores potenciais de produtividade de biomassa dentre todas as espécies de gramíneas forrageiras. No entanto, o déficit de água no solo é um dos fatores mais limitantes da produção maioria das espécies cultivadas. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o potencial de desenvolvimento e produção de biomassa de quatro variedades-elite de capimelefante (BRS Capiaçu, Madeira, Capim C6 e Capim C8) cultivadas sob irrigação, no município de Monteirópolis, região Agreste do Estado de Alagoas (bioma caatinga). As avaliações consistiram na determinação das produções de biomassa da parte aérea e da qualidade tecnológica deste material, em três ciclos de desenvolvimento, compreendidos no período de aproximadamente um ano. Além das produções de biomassa, ao final de ciclo, também foram determinados o número de perfilhos por metro linear e a estatura média das plantas de cada variedade. O maior índice de perfilhamento foi registrado na variedade Madeira (21,3 perfilhos m-1). As maiores relações folhas:colmo foram registradas nos cruzamentos C8 (0,73) e C6 (0,71) e na variedade Madeira (0,69). Os resultados demostram a grande capacidade de produção de biomassa das variedades de capim-elefante na região, associada ao rápido crescimento, a perenidade e a possibilidade de execução de múltiplos cortes anuais devido ao curto ciclo de desenvolvimento. As maiores produções médias anuais de biomassa seca foram registradas nos cruzamentos C6 e C8 (123,3 e 118,8 Mg ha-1 ano-1, respectivamente).

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.