Klebsiella endophytic bacteria control cassava bacterial blight in the eastern Amazon.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, S. da C.; NAKASONE, A. K.; CUNHA, E. F. M.; SERRÃO, C. P.; SOUZA, C. R. B. de

Resumo: A bacteriose da mandioca, causada por Xanthomonas phaseoli pv. manihotis, é uma das doenças mais importantes que afetam a produção de mandioca no mundo, incluindo a Amazônia Oriental brasileira. O uso de microrganismos benéficos, como bactérias endofíticas promotoras de crescimento de plantas, é uma ferramenta eficaz no controle de doenças de muitas culturas. Nesse estudo, dois isolados endofíticos de Klebsiella (26Y e 29Y) obtidos de mandioca foram avaliados para o controle da bacteriose da mandioca, por meio de ensaios antagônicos e controle biológico da doença em plantas inoculadas por irrigação do substrato e pulverização foliar em condições de casa de vegetação. Os dois isolados inibiram o crescimento in vitro do patógeno, e controlaram pelo menos 90% da severidade da doença em plantas inoculadas por ambos métodos de inoculação. Reportamos as primeiras cepas de Klebsiella a controlar a bacteriose da mandioca na Amazônia Oriental, embora sua avaliação de risco para resistência a drogas em humanos ainda esteja pendente.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.