Fixação biológica de nitrogênio em adubos verdes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MERCANTE, F. M.; HUNGRIA, M.; MENDES, I. de C.; REIS JUNIOR, F. B. dos; ANDRADE, D. S.

Resumo: o mundo inteiro, a sustentabilidade agrícola vem sendo prejudicada pela degradação química, física e biológica dos solos. Essa situação, já grave por si só, ganha proporções preocupantes nas regiões tropicais, onde, com frequência, o manejo do solo e das culturas é feito inadequadamente, e os insumos agrícolas, em grande parte importados, são dispendiosos, já que seu preço costuma estar atrelado ao câmbio internacional. Consequentemente, urge adotar medidas que minimizem o impacto sobre a agricultura, diante das perspectivas de intensificação de uso do solo, num panorama de crescente demanda mundial por alimentos. Sabe-se que a disponibilidade de água e dos nutrientes nitrogênio (N) e fósforo (P) é o principal fator a limitar a produção agrícola. Em caso de deficiência, a água é fornecida às culturas por meio de irrigação, enquanto o P é suprido como fertilizante. Existem, porém, diversos microrganismos, como os fungos micorrízicos e as bactérias promotoras do crescimento de planta, que podem incrementar a superfície radicular, o que resulta em maior absorção de P, enquanto outros, como algumas bactérias do gênero Aspergillus, são capazes de solubilizar fontes fosfatadas de baixa disponibilidade para as plantas.

Ano de publicação: 2023

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.