Caracterização físico-química do endocarpo do coco seco como matéria-prima na extração de lignina.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FIGUEIREDO SOBRINHO, F. de A. A. de; NASCIMENTO, D. M. do; NUNES, Y. L.; MORAIS, J. P. S.; MUNIZ, C. R.; FIGUEIREDO, P. B.; SOUZA FILHO, M. de S. M. de; MAZZETTO, S. E.

Resumo: O objetivo principal desse trabalho foi avaliar o potencial lignocelulósico do endocarpo do coco seco para utilização como matéria-prima para obtenção de lignina, através de sua caracterização físico-química. Após sofrer processos de secagem e moagem, a matéria-prima foi caracterizada. A caracterização físico-química revelou grande potencial lignocelulósico, sendo a lignina o biopolímero majoritário. Além disso, a análise de FTIR identificou grupos presentes na lignina, celulose e hemicelulose, ressaltando a abundância desses biopolímeros na amostra. As técnicas de TGA e DSC revelaram que o endocarpo possui boa estabilidade térmica, podendo empregar-se altas temperaturas no processo de extração da lignina, normalmente entre 130 °C e 180 °C, sem que haja decomposição dos seus constituintes nessa faixa de temperatura. Por MEV, observou-se que a morfologia da matéria-prima era granular com superfície rugosa formada por grãos menores e que esse tipo de morfologia pode influenciar no processo de obtenção da lignina. A partir das caracterizações, concluiu-se que o endocarpo do coco seco pode ser utilizado como matéria-prima na obtenção de lignina, devido ao alto teor desse biopolímero no endocarpo, bem como pelas suas propriedades térmicas e morfológicas, permitindo o uso de altas temperaturas no processo de extração da lignina, aliado à sua morfologia que tende a influenciar a cinética do processo, bem como o seu rendimento.

Ano de publicação: 2015

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.