Contribuições do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros na construção da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Sergipe.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, F. A.; SANTOS, A. da S. dos; SA, C. O. de; TAVARES, E. D.; CURADO, F. F.; OLIVEIRA, T. C. de

Resumo: Em 2011, Sergipe sancionou e em 2018 regulamentou a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO). Essa conquista é fruto do acúmulo de diferentes sujeitos sociais, instituições e organizações articuladas na Rede Sergipana de Agroecologia. Este trabalho visa pontuar a contribuição do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Núcleo Agroecologia CPATC) nesse processo. A partir de um estudo que apresentou a agenda política que se formou em Sergipe para a construção, sanção e regulamentação da Lei, analisou-se a linha do tempo de eventos e dinâmicas com a contribuição do Núcleo Agroecologia CPATC. Concluiu-se que esse coletivo teve papel atuante nos principais marcos apresentados pela pesquisa e foi promotor de outras iniciativas que também contribuíram para a consolidação da PEAPO, indicando a importância da estratégia dos Núcleos de Agroecologia para o fortalecimento da Agroecologia nas instituições e no apoio às dinâmicas sociais e redes sociotécnicas.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.