Metodologia participativa para diagnóstico e sistematização de experiências em sistemas agroflorestais no âmbito do Projeto Tipitamba.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, A. C. M. R.; AZEVEDO, C. M. B. C. de; ARAGAO, D. V.; SHIMIZU, M. K.; KATO, O. R.; VASCONCELOS, S. S.; SA, T. D. de A.

Resumo: Os sistemas agroflorestais possibilitam a otimização do uso da terra, além de promover restauração e preservação ambiental com produção de alimentos, geração de renda e segurança alimentar. O Projeto Tipitamba estabelece estreita relação com a Agenda 2030 da ONU por contribuir com alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao propor um sistema sustentável de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas capazes de garantir produtividade com recuperação e preservação dos ecossistemas, fortalecendo a capacidade de adaptação às mudanças do clima, o projeto contribui significativamente no alcance da segurança alimentar (ODS 2, meta 2.4) e assegura padrões de produção e de consumo sustentáveis devido a gestão e uso eficiente dos recursos naturais (ODS 12, meta 12.2). Além disso, a eliminação do uso do fogo no preparo de área e a redução do desmatamento aliados à uma abordagem de pesquisa participativa com a inclusão de diversos atores rurais (homens, mulheres, jovens e crianças) reforça a resiliência para combater as mudanças climáticas e melhora a educação e a conscientização ambiental (ODS 13, metas 13.1 e 13.3) para combater a degradação das florestas e perda da biodiversidade global (ODS 15, meta 15.2). Com a adoção da metodologia descrita, foi possível compreender a estrutura e dinâmica dos componentes dos sistemas agroflorestais, assim como sua trajetória evolutiva (das ancestrais queimas da vegetação ao estado atual), principais motivações e dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens do sistema produtivo, os meios físico e social nos quais estão inseridos, além de estimular a interação e proatividade dos atores rurais no planejamento das atividades futuras. O método utilizado pode ser adaptado à diversas realidades rurais e em distintos biomas para a identificação das demandas de pesquisa alinhadas às aspirações coletivas e individuais do homem do campo, assim como subsidiar equipes de extensão rural no planejamento e implementação de ações estruturadas condizentes à realidade das famílias agricultoras e no levantamento e validação de informações para a elaboração e implementação de políticas públicas.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.