Água de glaciamento em indústria de pescado: uma reflexão sobre o controle de qualidade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GUIMARÃES, J. DE T.; SOUZA, A. L. M. DE; BRIGIDA, A. I. S.; LUIZ, D. de B.; SANTOS, V. R. V. dos; CHICRALA, P. C. M. S.; FURTADO, A. A. L.; MESQUITA, E. DE F. M. DE

Resumo: Foi observado que diversos parâmetros analisados na água de glaciamento, após 2 a 4 horas de utilização, estavam acima dos limites permitidos para água potável. Na indústria modelo, devido à grande variedade de espécies e produtos de peixes processados é inviável o uso de equipamentos específicos por tipo de produto ou espécie processada. A consequência disto é que cada espécie ou produto contribui de maneira diferente para a contaminação da água de glaciamento, seja devido às diferenças na microbiota natural do pescado ou às composições físico-químicas que variam muito entre as espécies e indivíduos, dependendo da idade, sexo, ambiente e estação do ano. A variação foi observada na água de glaciamento onde diversos produtos foram imersos. Logo, os resultados das análises foram bem distintos, apresentando grande variabilidade nos dados para cada parâmetro analisado. Isso indica que, além das espécies, a massa total do pescado processado também influenciou os parâmetros de qualidade da água. Apesar da regularidade no horário das coletas de amostras, houve discrepância nos dados, mesmo quando processados em matrizes similares. Sendo assim, a frequência da renovação da água de glaciamento deve considerar não somente o tempo decorrido da última renovação de água, mas também a quantidade de pescado processada e o tipo de produto glaciado. Os resultados indicam que a renovação da água, após quatro horas de uso, não foi suficiente para atender aos padrões de potabilidade da água de glaciamento e, desse modo, é importante incluir a renovação frequente de água do tanque de glaciamento no programa de higiene e sanitização das indústrias de pescado congelado. De todo modo, a indústria estudada passa por inspeções sanitárias regulares e seus produtos estão sempre de acordo com os padrões de qualidade microbiológicas definidos pela legislação brasileira RDC nº 331 (Brasil, 2019) e IN nº 60 (Brasil, 2019). Muitas regiões do Brasil e do mundo têm sofrido com a falta de água potável, especialmente em áreas industrializadas. Controlar o uso da água de glaciamento pelo método de imersão também tem seu benefício ao meio ambiente, como meio consciente e racional do uso da água. Por causa da relevância no processo de congelamento do pescado e o uso do glaciamento pelo método de imersão, sem critérios bem estabelecidos para a manutenção da qualidade da água, este estudo tem como um de seus objetivos encorajar pesquisas que avaliem a relação entre a água e o produto final, com foco no aspecto sanitário para o reúso seguro da água de glaciamento.

Ano de publicação: 2024

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.