Caracterização e minimização do uso de água em indústria de processamento de peixes: estudo de caso (grupo siluriformes e grupo redondos).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUIZ, D. de B.; MUÑOZ, A. E. P.; LIMA, L. K. F. de; OLIVEIRA, M. O. dos S.; MARTO, V. C. de O.; CAMPELO, S. R.; ALVES, R. R.; CHICRALA, P. C. M. S.; SANTOS, V. R. V. dos

Resumo: O objetivo deste estudo foi quantificar o uso mínimo de água necessário para processar peixes nativos dos grupos redondos e siluriformes, conforme padrão microbiológico indicado pela legislação. Para tanto, foi realizado um balanço hídrico (quantificação do uso de água) em cada etapa do processamento em uma indústria que processa tais peixes, concomitantemente, análises microbiológicas da matéria-prima e do produto foram realizadas para garantir a segurança do alimento. Essa caracterização é necessária para indicar onde há desperdícios de água e em quanto o uso deste insumo pode ser reduzido.

Ano de publicação: 2024

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.