Simulações do manejo da irrigação do milho em quatro localidades.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALBUQUERQUE, P. E. P. de; COELHO, E. A.; SILVA, H. C. da; GUIMARAES, D. P.

Resumo: O manejo da irrigação requer o uso de fatores que estão vinculados ao clima, ao solo e à planta. Um fator importante ligado ao clima é a evapotranspiração de referência (ETo). A ETo pode ser medida ou estimada por vários métodos, sendo que atualmente o método de Penman-Monteith (PM) é o padrão sugerido pela FAO. Entretanto, esse método exige diversas variáveis climáticas. Por outro lado, o método de Hargreaves-Samani (HS) requer como parâmetros climáticos somente a utilização das temperaturas máxima, mínima e média. Os valores obtidos da ETo por PM e HS são provenientes de 4 localidades (Barreiras - BA; Brasília - DF; Cristalina - GO; João Pinheiro - MG) em 3 anos (repetições). As simulações foram feitas para as 4 fases do ciclo da cultura, para 3 capacidades de água disponível no solo (CAD): 0,5; 1,0 e 1,5 mm de água cm-1 de solo e para os 2 métodos de estimativa de ETo (PM e HS), perfazendo um fatorial de 4 x 3 x 2 e 3 repetições, ou seja, 72 observações por localidade. As lâminas líquidas (LL) obtidas para o manejo de irrigação foram avaliadas e as respectivas médias foram comparadas estatisticamente em blocos casualizados. Apenas na localidade de Barreiras (BA) houve diferença estatística entre os métodos de estimativa da ETo, mas em Brasília (DF) a significância entre esses métodos esteve próxima de 10% de probabilidade. Houve diferença das lâminas líquidas de irrigação em todas as fases para as 4 localidades.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.