Produtividade relativa de videiras para diferentes condições climáticas, tipos de solos e sistemas de condução.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CONCEIÇÃO, M. A. F.; TONIETTO, J.; ALVES, M. E. B.

Resumo: A ocorrência de deficiência hídrica no solo é um dos principais riscos climáticos para a viticultura no país, principalmente nas regiões de clima temperado ou subtropical, onde não é comum o uso de irrigação. Essa ocorrência pode levar a perdas de produtividade potencial das culturas. Deve-se conhecer, contudo, quais são os principais fatores que afetam essas perdas. O presente trabalho objetivo de estimar a produtividade relativa de videiras para diferentes condições climáticas, tipos de solos e sistemas de condução. As estimativas foram realizadas para cinco regiões vitícolas do Sul do país, considerando-se três níveis de produtividade (alto, médio e baixo), três safras, três capacidades de água disponível (CAD) no solo, e dois sistemas de condução (espaldeira e latada). As regiões mais úmidas (Planalto Catarinense e Campos de Cima da Serra) mantiveram, em geral, altos níveis de produtividade relativa independente do ano, do tipo de solo e do sistema de condução. Para as demais regiões (Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha), as menores produtividades relativas (maiores perdas percentuais) foram observadas para o sistema de condução do tipo latada e para os solos de menor capacidade de água disponível.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Clima, Uva, Viticultura

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.