Área foliar, produtividade e biomassa de sistema agropastoril, irrigado com base em duas culturas consortes-2022.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, I. P.; PEREIRA, J. R.; SANTOS, J. W. dos; ARAÚJO, W. P.; CORDÃO, M. A.

Resumo: Com o objetivo de identificar com base em que cultura componente se deve calcular a reposição de água para um sistema agropastoril, particularmente se se irriga com base no consumo hídrico da cultura mais tolerante ou da mais sensível ao déficit hídrico, um ensaio experimental foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Algodão, no município de Barbalha, CE, no ano 2022. O delineamento foi em blocos casualizados, parcelas subdivididas, onde as parcelas foram as duas culturas-base para irrigação (Gergelim e Milho) e, as subparcelas, os quatro tratamentos de consórcios (algodão + capim, gergelim + capim, milho + feijão vigna e sorgo + feijão vigna), distribuídos em faixas, com 8 tratamentos, 3 repetições, perfazendo 24 subparcelas. Nas condições edafoclimáticas locais da pesquisa, o sistema agropastoril estudado teve melhor desempenho na irrigação baseada no gergelim e; os consórcios envolvendo milho e capim apresentaram a esperada performance em biomassa, enquanto que os com algodão e gergelim se destacaram em função da combinação com o capim.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.