Centros de serviços compartilhados na administração pública Brasileira: uma estratégia para eficiência e redução de Custos?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, N. C. D.; COUCEIRO, M. A.; PINTO, D. M.

Resumo: RESUMO - O modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) tem sido amplamente adotado por organizações em busca de melhorias no desempenho operacional e eficiência dos negócios. No Brasil, desde o ano 2000, houve um aumento na disseminação e implantação dessa inovação em empresas de diferentes setores econômicos. Este artigo busca preencher uma lacuna na literatura brasileira, apresentando referências sobre a implantação de CSC em entidades brasileiras e os resultados obtidos pelas estatais do setor público federal que optaram por essa tecnologia. A consolidação dos dados utilizou-se o método de pesquisa em caráter qualitativo e quantitativo, com respaldo em pesquisa bibliográfica e documental. O estudo, que utilizou pesquisa qualitativa e quantitativa com base em estudo de caso. Evidenciou-se que a adoção de CSCs no setor público brasileiro ainda é tímida, apesar dos benefícios alcançados pelas empresas estatais federais que implementaram o modelo. Essas empresas registraram economias significativas em suas operações e os benefícios podem ser extrapolados para um contexto mais amplo no Estado brasileiro, atendendo às expectativas dos cidadãos em relação ao acesso aos serviços públicos. Conclui-se que a implementação de CSCs pode gerar benefícios significativos para as organizações e a sociedade em geral, e sua adoção deve ser considerada com mais atenção pelo setor público brasileiro.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Roraima

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.