Caracterização morfométrica da bacia do Epaminondas com uso de Srtm no Swat+ e Grass gis.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BOZZATO, J. V.; SILVA, P. A. D. DA; PAGANI JUNIOR, A.; ESPÍRITO SANTO, L. E. DO; COSTA, F. A. da; WINCKLER, L. T.; TAVARES, V. E. Q.

Resumo: A caracterização morfométrica auxilia na compreensão de como ocorre a dinâmica da água na área de captação das bacias hidrográficas, gerando informações que são aliadas na gestão dos recursos hídricos. A sub-bacia Epaminondas apresenta a área de maior contribuição para o reservatório Santa Barbara, responsável por uma parcela significativa no abastecimento de água potável do município de Pelotas-RS, tornando-se alvo de estudos para a proteção e entendimento da região. O objetivo foi determinar as características morfométricas da bacia, utilizando as equações relativas à forma e à rede de drenagem, a partir de dados levantados por modelos hidrológicos em comparação aos dados disponibilizados pela FEPAM-RS. Foi utilizado o QGIS, e os modelos hidrológicos foram o SWAT+ e o GRASS GIS, que processaram de forma automática a geração da rede de drenagem e delimitação da bacia. As equações utilizadas foram o fator de forma, índice de conformidade, densidade de drenagem e extensão média do escoamento superficial direto. Em relação aos dados disponibilizados pela FEPAM-RS, o modelo que mais se aproximou aos trechos de drenagem da fonte oficial em relação a área foi o SWAT+. A diferença em comparação ao mapeamento da FEPAM-RS, pode estar relacionada a fonte de MDE utilizado e a predominância de áreas planas e suave onduladas com pequenas diferenças de altitude, que podem gerar diferença na interpretação dos modelos. Os resultados teóricos das equações foram semelhantes, determinando que a bacia possui baixa tendência de geração de enchentes, e possui a drenagem regular devido às características do relevo pouco acidentado.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.