Avaliação e seleção de cultivares de aveia-preta para cultivos em solos contaminados por cobre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, G. W. B. de; PAESE, B. T.; PALERMO, N. M.

Resumo: A viticultura na Serra Gaúcha, afetada pelo clima subtropical úmido, recorre aos fungicidas à base de cobre para prevenir doenças como o míldio. Contudo, seu uso excessivo tem elevado a concentração deste metal nos solos vitícolas, gerando impactos ambientais adversos. O elemento em excesso pode comprometer o desenvolvimento e a produtividade das plantas, impactando processos como germinação, crescimento e fotossíntese. A videira, mesmo moderadamente tolerante a este metal, pode sofrer inibição da fotossíntese e desequilíbrios nutricionais. A aveia-preta (Avena strigosa Schreb) cultivada em consórcio com videira pode modificar a química da rizosfera, reduzindo a biodisponibilidade deste elemento, favorecendo o crescimento da videira. Esta publicação apresenta a avaliação da produção de biomassa seca de cultivares e seleções de aveia em solos com alto nível de cobre, visando identificar aquelas que são adaptáveis e que podem servir como alternativa para viticultores relutantes em cultivar o azevém, planta mais tolerante a este elemento do que as aveias.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.