Aplicativos e programas de processamento de imagem como ferramentas para a determinação da área foliar em capim setária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOREIRA, Y. B.; CASTOR, J. de J. da S.; PEREIRA, A. V.; MACHADO, J. C.; BORGES, C. A. V.; PASSOS, L. P.

Resumo: A determinação da área foliar e medidas correlatas constitui um importante indicador na avaliação do crescimento e desenvolvimento de vegetais. Todavia, o custo relativamente elevado de equipamentos disponíveis para a medição direta dessa variável representa uma limitação para que o acesso a esse indicador se torne mais generalizado. Neste trabalho, objetivou-se utilizar aplicativos e programas de processamento de imagem para a medição da área foliar, visando substituir os aparatos existentes, conferindo assim redução de custos e maior mobilidade para a obtenção dessa categoria de dados. Para tanto, foram comparadas as determinações feitas com os aplicativos Canopeo, Digimizer e ImageJ, a partir de imagens fotografadas com câmera digital de alta resolução, em plantas de capim setária submetidas aos desafios de encharcamento e seca. Constatou-se que os três aplicativos são uma alternativa viável para substituir os medidores físicos. Os testes estatísticos revelaram que o Digimizer e o ImageJ, independentemente do cenário simulado, apresentaram maior concordância entre si. O Canopeo, por outro lado, apresenta maior facilidade e agilidade considerando situações com grandes diferenças de altura entre plantas e, tendo ainda a vantagem de ser aplicativo de smartphone, propiciando a aquisição da imagem e sua análise no mesmo aparato, resultando em maior mobilidade, rapidez e conforto no manuseio.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.