Frequência de haplótipos letais e alelos ligados às doenças genéticas na raça Jersey no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, L. L.; FERREIRA, R. C.; NOGUEIRA, A. L.; MAGALHÃES, R. L. O.; CARVALHO, C. V.; HONÓRIO, N. T. de B. S.; REIS, D. R. de L.; DOMINGUES, R.; MACHADO, M. A.; PANETTO, J. C. do C.; SILVA, M. V. G. B.; MARTINS, M. F.

Resumo: A raça Jersey é de grande importância na pecuária leiteira do Brasil, sendo suas principais características a maior produção de leite por unidade de peso corporal e altos teores de gordura e proteína no leite. Desta forma, a seleção intensa e correta é de grande importância para os criadores, objetivando aumentar os ganhos genéticos para as características de importância econômica e a produtividade por área. Portanto, é relevante conhecer o perfil genético dos touros e das vacas, evitando a disseminação de características hereditárias desfavoráveis, tais como haplótipos letais e alelos ligados à morte embrionária como JNS, DUMPS e BLAD. Desse modo, o presente estudo objetivou identificar a frequência de alelos desfavoráveis para JNS, DUMPS e BLAD de vacas genotipadas no âmbito do Programa de Melhoramento da Raça Jersey.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Bovino, Genotipagem, Haplótipos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.