Associação de classes de solos e de relevos para as bacias hidrográficas do Amambaí, Iguatemi e Ivinhema no estado do Mato Grosso do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARTINS, A. M. M.; VASQUES, G. M.; DART, R. de O.; CARVALHO JUNIOR, W. de; BHERING, S. B.; PEREIRA, N. R.; CHAGAS, C. da S.; CALDERANO FILHO, B.

Resumo: A relação entre as formas de relevo e as classes de solos podem contribuir para entendermos a dinâmica quanto a sua paisagem e processos exógenos presentes na região. Por isso, esse trabalho em pesquisa têm por objetivo estabelecer associações de classes de relevo oriundo de dados do Modelo Digital de Elevação Copernicus de resolução espacial de 30 metros e com o mapa dos tipos de solos da EMBRAPA para as bacias hidrográficas Amambaí, Iguatemi e Ivinhema nas porções sul e sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul. Associações sugerem que na área de estudo apresentam LVd, LVdf e RQo em planícies como representação dominante, porém, outras áreas sugerem uma susceptibilidade a processos de erosão como a associação de RQo na classe de relevo fluxos. Contudo, a contribuição quantitativa e qualitativa poderão contribuir para evitar perdas de solos e assoreamentos de rios na região.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.