Volatilização de N-NH3 proveniente da uréia, adicionada ou não de zeolita natural, aplicada em cobertura sobre o solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TONIÊTO, T. A. P.; BREDA, F. A. F.; DINALI, G. S.; WERNECK, C. G.; MAZUR, N.; POLIDORO, J. C.

Resumo: O trabalho foi desenvolvido para avaliar as perdas de N-NH3 por volatilização (PNV) da “mistura zeolítica” obtida por meio da mistura de uréia com zeolita natural. Os tratamentos foram avaliados com 3 fontes de N da seguinte forma: fertilizante nitrogenado, nos níveis: ausência, uréia e uréia + zeolita natural. A dose de nitrogênio foi equivalente a (100 kg N ha-1). Aplicaram-se as fontes homogeneamente na superfície do solo e as espumas captadoras de N-NH3 volatilizado foram coletadas em intervalo de 24 horas, por seis dias consecutivos. Os resultados mostram que o “mistura zeolítica” reduz as perdas de N-NH3 por volatilização em aproximadamente 26% quando aplicado sobre o solo, sendo recomendado para adubações em solos com pH inferior a 6,0.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.