Videira enferrujada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANGELOTTI, F.; TESSMANN, D. J.; VIDA, J. B.; SCAPIN, C. R.

Resumo: A ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsara euvitis, foiconstatada pela primeira vez no Brasil em 2001, no norte do Paraná. Nos anos seguintes passou a ser observada também em outras regiões do país, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. Anteriormente à sua constatação no país, o patógeno constava na lista de pragas quarentenárias A1. Essa ferrugem é endêmica em diversas regiões tropicais do mundo, podendo também ocorrer em áreas subtropicais e temperadas. Há relatos de ocorrência da doença desde o Sri Lanka e Índia até o norte da Ásia, incluindo Japão, China e Coréia. Na Austrália foi constatada em 2001. Nas Américas ocorre no sul e leste dos Estados Unidos, na América Central, Colômbia e Venezuela. Até o momento não há relato de ocorrência na Europa.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.